07/01/2023 às 23:13 Artigo

O protagonismo feminino na posse do Presidente Lula

46
2min de leitura

Texto e fotos por Denise Marçal

No último domingo, dia 1° de janeiro, eu estava na posse do Presidente Lula. Muitas imagens me chamaram a atenção, mas o meu olhar se voltou aos espaços ocupados pelo ser feminino, em vários momentos daquele dia histórico.

Muito antes de uma mulher negra, periférica, passar a faixa ao Chefe do Executivo, o protagonismo feminino já estava presente nas manifestações artísticas que abriram as celebrações da posse.

Grupos artísticos conduzidos e formados apenas por mulheres faziam parte do Esquenta Cultural na Esplanada dos Ministérios. Dali, já dava para sentir e perceber que a presença feminina seria marcante naquele momento histórico.  

Elas tocavam, dançavam, trazendo no rosto todo o encanto de quem perdeu o medo de brilhar, de quem vê um novo amanhecer para o ser mulher, após trevas de misoginia.


 Mulher dança em direção a Esplanada dos Ministérios, na Posse do Presidente Lula
Mulher dança em direção a Esplanada dos Ministérios, na Posse do Presidente Lula. Foto: Denise Marçal

Pode ser que você tenha uma visão política diferente da minha e eu respeito isso, mas, como mulher, ver essas representações num ato político tão importante quanto a posse de um Presidente da República me inspira e me enche de esperança de ver mulheres cada vez mais ocupando espaço na história sociopolítica do País.

Durante a cerimônia, vimos as primeiras damas Janja Silva e Lu Alckimin subindo a rampa primeiro. Na hora de passar a faixa presidencial, Aline Sousa, 33 anos, catadora de materiais recicláveis, foi quem protagonizou esse gesto, sendo a primeira da história a realizá-lo. Além dela, a cozinheira Jussimara Fausto dos Santos, também estava no cerimonial, representando o povo brasileiro nesse ato simbólico. 

Quem melhor representa o povo brasileiro, senão uma mulher? Segundo Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), nós, mulheres, somos 52,2% (109,4 milhões) da população residente no Brasil. Além disso, quase  metade das casas brasileiras são chefiadas por mulheres.

Mulheres tocam tambores na posse do Presidente Lula
Manifestações artísticas protagonizadas por mulheres. Foto: Denise Marçal

Cerca de 34, 4 milhões de mulheres são responsáveis financeiramente pelos próprios domicílios, segundo levantamento da Consultoria IDados, realizado com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fora todos os demais índices de desigualdade social que não vou listar aqui. Por isso, faz muito sentido ver esta mulher passando a faixa presidencial.

São ações simples, ousadas para um protocolo que sempre priorizou a figura masculina, mas extremamente representativas em uma sociedade machista. Seja a primeira dama, a artista ou a catadora de lixo reciclável, cada mulher ali me representou um pouco. Somos muitas, diversas e singulares. Temos voz, direitos e competências para liderar. E merecemos brilhar com nosso protagonismo e nossas potências.



07 Jan 2023

O protagonismo feminino na posse do Presidente Lula

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Janja Silva posse Presidente Lula protagonismo feminino

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2023

E se você tivesse apenas o dia de hoje?

22 de Set de 2021

 É proibido envelhecer? 

22 de Out de 2021

Fotografia é cura

Agende seu ensaio aqui!
Logo do Whatsapp